Bem amigos, o que tenho aqui pra lhes contar foi algo ocorrido nesta tarde de 19 de Junho de 2012.
Tenho costume de me relacionar com amigos no twitter e fui para mais um acesso quando de repente me deparo com um tweet do @Estadao informando -porem já excluído este tweet- uma notícia da seguinte forma:
"SP: Tem foto da mala preta deixada em frente à sinagoga de Higienópolis? Mande para nós estadao.com.br/noticias/cidad…"
Assim que ví o tweet, em primeiro momento, me senti obrigado a fazer uma comentário engraçado sobre o mesmo:
Vai lá e tira ué? RT @EstadaoSP: Tem foto da mala preta deixada em frente à sinagoga de Higienópolis? Mande para nós estadao.com.br/noticias/cidad…
— MORDECAI™ (@Fagnet) junho 19, 2012
Porem, depois que analisei bem, percebi o perigo que o jornal @Estadao havia sugerido aos civis, civis estes que por impulso, com certeza correriam para tirar a foto da tal mala preta em frente a sinagoga, não só contribuindo com a matéria, mas tendo assim o seu nome em um jornal de grande circulação, não se dando conta do perigo em que se exporiam para isso.
Então respondi sarcasticamente como forma de protesto:
@Estadao Mandar civis fotografarem bombas é o conceito mais responsável já praticado pelo atual jornalismo!
— MORDECAI™ (@Fagnet) junho 19, 2012
Logo em seguida após reavaliarem o erro 11 minutos após o primeiro tweet perigoso, e meu tweet anterior, escreveram o tweet substitutivo abaixo:
SP: Pessoal, buscamos fotos das ruas interditadas em Higienópolis. Está por aí? Mande para nós. Poderá ser publicada migre.me/9yxSK
— Estadao (@Estadao) junho 19, 2012
Imediatamente percebi que não houve uma ERRATA, ou sequer um tweet pedindo para que os civis não se aproximassem do local, mas sim um tweet indicando que os civis tirassem fotos da redondezas do local - digam-se de passagem que os 11 minutos já colocaram desafio suficiente aos "paparazzis amadores", em capturar a foto do artefato suspeito em sí.
Então tweetei em protesto a falta da ERRATA:
@Estadao VC TIROU O TWEET NÉ?
— MORDECAI™ (@Fagnet) junho 19, 2012
E recebi o seguinte tweet em resposta:
@Fagnet reformulamos para ficar melhor compreensível. Queremos fotos dos arredores, obrigado pela participação!
— Estadao (@Estadao) junho 19, 2012
Então quer dizer que agora a "MALA PRETA EM FRENTE A SINAGOGA" se converteu em um simples "ARREDORES"?, que o tweet que já a essa altura havia sido lido por vários leitores, não os incitaria a observarem e fotografarem a tal "Mala Preta" de perto? E a responsabilidade jornalistica em preservar a segurança dos envolvidos, onde fica?
Então finalizei a discussão na rede social com o seguinte tweet:
O Estadão 1º manda civis fotografarem uma possível bomba de perto, depois reformula o conteúdo do Tweet e tá tudo certo!?
— MORDECAI™ (@Fagnet) junho 19, 2012
Parabéns Estadão, realmente mostrou qual é a sua real preocupação com seus leitores.
Fagner P. Santos
...um mero civil de plantão.
Abaixo vídeos do Gate após explodir a supeita "Mala Bomba":